Conteúdo de qualidade, fatores para SEO!

Nos últimos meses o que mais se ouve falar, postar e retratar são informações sobre conteúdo de qualidade para ser utilizado na otimização de sites - SEO. Resumindo, o conteúdo de qualidade nada mais é do que um conjunto de necessidades básicas, aplicadas à uma determinada fonte de informação com o objetivo de atingir um determinado público-alvo.
Conteúdo de Qualidade
Créditos de imagem: brasileconomico.com.br

O objetivo do conteúdo de qualidade é fazer com que uma determinada informação dentro de um website destaque-se em número de visitas, leitores, comentários, discussões e que o compartilhamento nas redes sociais conquiste uma audiência alta.

Assim com todo este processo natural, o conteúdo de qualidade se propaga na mídia e se destaca de outras informações irrelevantes ao assunto, com isso passa a ser mais relevante nas buscas orgânicas.

Como?

Através da divulgação e o compartilhamento do conteúdo!
  • Quantidade e a qualidade do tráfego;
  • Tempo de visita;
  • Volume de comentários e discussões (agrega mais conteúdo relevante);
  • Número de compartilhamento nas redes sociais (alcance da informação);
  • Novas origens de tráfego mencionando o conteúdo em debate;
Quando se fala em conteúdo de qualidade não se fala somente em conteúdo descritivo, mas em um conjunto completo de fatores que colaboram e fortalecem a qualidade do assunto, matéria ou artigo que está sendo desenvolvido.

Você deve-se perguntar:


Conteúdo descritivo em geral é a prioridade para o seu negócio?

Mas interfere?

Seja ponderado…

Duas linhas…? ou Dois parágrafos…?



Conteudo de Qualidade: Linhas e Parágrafos
Existem casos, e existe casos!

Quais possíveis fatores que contribuem para a relevância do conteúdo?

  1. Qual o planejamento deste conteúdo?
  2. Qual o custo para elaborar este conteúdo?
  3. Qual é o meu prazo, necessidade deste conteúdo?
  4. Qual o tipo de conteúdo? Esta sendo bem trabalhado? Possui contextualidade e relevante?
  5. Qual é o tema? É um tema atual? É um dos assuntos da atualidade?
  6. Possui tendência?
  7. Qual o alcance do conteúdo? Você já ouviu falar deste conteúdo, lhe interessa?
  8. O que as pessoas acham? O que elas estão perguntando? O que elas estão dizendo?
  9. O conteúdo trair as redes sociais? É fácil o compartilhamento?
  10. Quais as fontes que mencionam o tema? Mais especificadamente quem?
  11. Quais plataformas estão sendo utilizadas para promover este conteúdo?
  12. Quais são os meios de comunicação?
  13. O conteúdo pode se encontrado em outro local como hotsites, revistas, jornais, rádio ou até mesmo a televisão?
  14. Qual a aparência do conteúdo? Como será proposto este conteúdo para o usuário? Visualmente interferem em algo, cores, tamanho e posicionamento? Imagens relacionadas e anexadas a este conteúdo? Existe uma curta metragem, vídeos (YouTube,Vimeo) entre outros, mencionando esclarecendo o conteúdo? Existe apresentações, slides, documentos (SlideShare, Prezi, pdf) entre outros, relacionados ao seu conteúdo?
  15. O cenário do conteúdo proposto possui usabilidade?
  16. Qual o cenário proposto para a leitura do usuário?
  17. E uma enquete? É fácil participar?
  18. É uma Discussão? É fácil participar?
  19. Posso fazer comentários?
  20. Gostei do conteúdo?
  21. Posso compartilha-lo?

Olhando para todos os fatores apontados acima, logo surgem as dúvidas!

  • Preciso aplicar todos os itens acima?
  • Quanto tempo leva para elaborar tudo isso?
  • Qual é o meu investimento?
Irá surgir diversas dúvidas a respeito: como podemos saber se todos esses fatores colaborarão para a qualidade do nosso conteúdo? É necessário desenvolvê-los, realizar testes, colocar em prática, analisar e monitorar para descobrir se o conteúdo está sendo aceito pelo seu público.

Em alguns casos, para se obter a qualidade do conteúdo, é necessário analisar 3 pontos importantes:
Conteúdo de Qualidade: Ciclo (Escopo, Custo e Prazo)

Escopo: Planejamento do conteúdo.

  1. Custo: Qual será meu custo para obter um conteúdo de qualidade?
  2. Prazo: Qual o meu prazo, qual a minha necessidade?

Acredito que alguns de vocês já se depararam com algo parecido com o ciclo acima. Ele é semelhante às “As Variáveis” em Gerências de Projetos.

É possível que este ciclo possa colaborar para a construção de um conteúdo de qualidade?

Qual o custo do seu tempo perdido?

É muito comum a perda de tempo na produção de conteúdo de baixa qualidade e com estratégias que não obtém um resultado satisfatório. Os motivos são vários: pressão, volume de trabalho, prazo, custo, tempo entre outros.

Então, por que não organizar e planejar um período para desenvolver essa atividade? Acumule todo esse tempo em planejamento, ideias, criatividades, elabore um material de qualidade para se obter o máximo de aproveitamento.

Por que não investir no início ao invés de perder tempo no futuro?

Agora que passamos por alguns dos fatores que podem colaborar para qualidade de um conteúdo, deixamos a seguinte pergunta:

Vale a pena investir em conteúdo de qualidade?

  • Pessoalmente este investimento traz benefícios para todos!
  • Aprendizagem: agrega-se um valor de informação sobre o assunto.
  • Praticidade em desenvolver novas fontes de informação
  • Os leitores agradecem pela qualidade de informação contida na publicação
  • Terá retorno satisfatório do investimento
  • Evangelizará, educará e incentivará cada vez mais as pessoas a desenvolverem novas fontes com qualidades cada vez mais superiores e enriquece a qualidade de informação na web.

Gostaríamos de compartilhar os slides:
Rafael Rez Oliveira
@RafaelROliveira

Planejamento de conteúdo de para SEO


É uma ótima apresentação e, de fato, possui detalhes que não estão dentro desse artigo, mas que colaboram para a qualidade do conteúdo aqui mencionado.

Se você tem algum comentário a fazer, possui uma apresentação ou uma outra fonte de informação que possa agregar a este artigo, compartilhe!

Envie-nos para que possamos atualizar esse artigo e torná-lo fluente para aqueles que buscam informações sobre como desenvolver conteúdo de qualidade.

Enfim, vale a pena investir em um planejamento inicial de conteúdo para que no futuro possamos obter o máximo de retorno possível, pelo que tamanho investimento inicial.

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